Angustiada com a ausência de um espaço para a instalação do Laboratório de Informática no C.E.Mato Grosso (Irajá), criei e experimentei “Atividades por e-mail” : possibilidade de interação/integração virtual.
Agora, repasso minha experiência...
Projetinho
No Colégio Estadual Mato Grosso (CEMG) durante a execução do Projeto denominado “Qualidade de Vida”, incluí o subprojeto: “Atividades didáticas através de e-mails” (optativo)
Justificativa:
Flexibilizar a escola na comunhão de comunidade / sociedade na absorção de diferentes meios de aprendizados, aliados às diversas tecnologias atuais como subsídios para ganho e aprimoramento de saberes, relacionados com a vida, de modo mais prazeroso..
1. Tema:
Atividades didáticas através de e-mails. (Optativo)
2. Número de alunos:
Todos os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio - Faixa etária - 20/62 anos
Vários grupos – média de três a cinco alunos.
3. Professores participantes:
Principalmente os de Língua inglesa e portuguesa;
Também para àqueles que julgarem coerência com suas disciplinas.
4. Objetivo do trabalho:
Motivar os alunos através da linguagem computacional;
Caracterizar o computador – seus aplicativos e a Internet como recursos didáticos;
Despertar no aluno à valorização da música como atividades educacionais;
Estimular a música como recurso em sala de aula;
Explorar o uso didático de recursos tecnológicos como Cd player, Mp3 e similares.
5. Conteúdo trabalhado:
Os principais tempos verbais e pesquisa a sites próprios para busca de músicas, em português e inglês.
6. Método utilizado:
Como a escola que atuo não possui Laboratório de informática, resolvi experimentar trabalhar através de “e-mail”- por se tratar de endereço eletrônico, recurso de fácil acesso e que, normalmente, as pessoas têm, mesmo aquelas que não possuem computador em casa. Pois, podem acessar no trabalho, em casa de um amigo, parente ou ainda em “Lan houses” e Centros digitais comunitários.
Expliquei aos alunos que:
Atualmente, existem Centros digitais comunitários, tais como: Fatec digital, no Ceasa e na Biblioteca Municipal João do Rio. Todos localizados nas adjacências da escola onde residem e estudam;
Num mundo globalizado, é muito importante o envolvimento com toda sorte de tecnologia, principalmente a digital;
O computador pode e deve ser usado como ferramenta pedagógica, através da Internet. Por exemplo, e-mail;
Por acaso, quem não tivesse um endereço eletrônico poderia criá-lo.
Obs.: Segundo propaganda, não oficial - Brevemente, o Bairro do Irajá será contemplado com uma Faetec. Espero que com um anexo da Faetec Digital!
7. Tecnologias e mídias usadas:
Computadores próprios, de parentes, amigos ou do trabalho e etc., Editores de texto com aplicativo de comentários ou realce, Internet, Xerox, Impressora, Cd Player, Mp3 e outros.
7.1. Descrição do trabalho desenvolvido:
Anotação e/ou criação dos e-mails dos alunos e/ou do responsável pelo grupo;
Orientação sobre os sites de busca próprios p/ músicas e solicitação de pesquisa de letras de músicas, que mais gostassem ou aquelas mais adequadas p/ a atividade em questão;
Preparo e envio (em material impresso - Xerox e por e-mail) do resumo dos principais tempos verbais, exercícios exemplificados + proposta com outros exercícios para resolução sobre o tema;
Descrição e envio do “passo a passo” da atividade.
8. Duração:
Até três semanas.
9. Atitude dos alunos:
Os alunos me surpreenderam:
- Interesse - Prontidão - dois dias após o envio da atividade - já havia recebido algumas respostas;
- Envolvimento – os alunos me abordavam pela escola para perguntar se recebi ou se era assim ou...;
- Bons resultados – objetivos contemplados.
10. Considerações e/ou observações finais:
No início, alguns resistiram. Alegavam que não tinham tempo, que era caro e etc., etc... Depois, procuravam-me pela escola para tirar alguma dúvida ou para me dar seus e-mails.
A experiência foi gratificante e significativa, pois os alunos, mesmo sem computador na escola ou em casa, realizaram as atividades com dedicação e sucesso.
Percebi interesse e dedicação na realização das atividades e até carinho nas respostas e atitudes de alguns.
Sandra Rosa
No início, alguns resistiram. Alegavam que não tinham tempo, que era caro e etc., etc... Depois, procuravam-me pela escola para tirar alguma dúvida ou para me dar seus e-mails.
A experiência foi gratificante e significativa, pois os alunos, mesmo sem computador na escola ou em casa, realizaram as atividades com dedicação e sucesso.
Percebi interesse e dedicação na realização das atividades e até carinho nas respostas e atitudes de alguns.
Sandra Rosa
Boa idéia, Sandra. Mas parece que no CIEP Mário tá difícil!Já divulguei, em algumas turmas, sobre o blog, mas... Abraços
ResponderExcluirOi, Valente
ResponderExcluirPensando positivamente: aos pouquinhos..., as idéias vão se concretizando.
um bj,
Sandra