terça-feira, 1 de setembro de 2009

"JUVENTUDE & ÁLCOOL"

Dado aos problemas convividos na atual sociedade sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e as crescentes estatísticas divulgadas na mídia, julguei conveniente publicar, neste espaço, o projeto que denominei "Juventude & Álcool", criado por ocasião de um dos cursos de extensão oferecidos pela SEEDUC.
Sandra - OT
PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR
PLANO DE REALIZAÇÃO


1.Contextualização e motivação do projeto.


TEMA : JUVENTUDE & ÁLCOOL

POR QUE O JOVEM PRECISA BEBER, EM EXCESSO, PARA SE DIVERTIR?

Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), percebemos, quão comum, é o consumo de bebidas alcoólicas entre eles. Estudos mostram que o uso de álcool reduz a inibição social, expondo, assim, o jovem a comportamentos inconvenientes.
Os alunos serão motivados a pesquisar os hábitos de amigos, familiares, vizinhos e da comunidade local, no que tange ao tema.
Organização de oficinas para debates e a elaboração do “Jornal da escola e/ou da comunidade” com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa, além de aprimorar a produção escrita, integrar o uso das diferentes tecnologias e viabilizar a inclusão social do educando, favorecendo o espírito crítico.

2. Definição dos objetivos gerais e específicos. Apresentação da questão, da situação problema ou do tema do conteúdo curricular.


Situação problema: O crescente número de adolescentes e jovens que fazem uso exagerado de bebidas alcoólicas, na sociedade e na comunidade escolar.

Objetivos gerais:

♦ Despertar no aluno a valorização de uma sociedade feliz sem o uso exagerado de bebidas alcoólicas;
♦ Organizar um programa de estudos sobre o álcool (bebidas alcoólicas) a fim de que em casa e na comunidade escolar cresçam conhecimentos e saberes sobre as conseqüências da “ingestão abusiva do álcool” no organismo e seus reflexos na sociedade e na vida.

Objetivos específicos:

♦ Caracterizar o jornal como uma atividade educacional;
♦ Realizar palestras sobre o tema com profissionais da área de saúde e junto com professores de educação física;
♦Analisar as diferentes propagandas veiculadas sobre o tema e suas possíveis influências no consumo da bebida em questão;
♦ Debater sobre a questão do jovem “alcoolizado” e seus reflexos na sociedade;
♦ Discutir o estado físico- emocional de pessoas alcoolizadas, na rua, em casa, em festas, na TV ou em filmes;
♦ Construir através do uso da mídia impressa, um jornal, em suportes físico e virtual;
♦ Encenar um peça teatral ilustrando o tema em questão;
♦ Analisar a linguagem mercadológica dos principais canais de comunicação;
♦ Entrevistar familiares, amigos, ou seja, pessoas conhecidas pelo hábito, na comunidade escolar ou não (enquête);
♦ Mostrar os danos físicos provocados pelo uso excessivo de álcool;
♦ Criar estatística e gráficos dos países que falam as línguas portuguesa e inglesa com relação aos jovens estudantes, focando o tema, através de pesquisa nos meios de comunicação impressa e virtual.

3. Planejamento do trabalho (observação de situações escolhidas, fontes de pesquisa, etc.).

Organizar junto com os alunos um cronograma de atividade que deverá abranger todos os processos para a realização do projeto, como: pesquisa, leitura, sistematização dos dados, elaboração de roteiro de entrevistas.


Situações escolhidas:

DINÂMICA DA ATIVIDADE:
♦ Publicar um texto informativo no jornal da escola;
♦ Apresentar o texto em forma de palestras para os demais alunos, professores, pais, funcionários e comunidade em geral, evidenciando os danos físicos provocados pelo uso excessivo de álcool;
♦ Preparar encenações teatrais, jogos e brincadeiras envolvendo o tema;
♦ Debater como a mídia explora o uso de bebidas alcoólicas.

4. Detalhamento das ações planejadas (participantes, tempo previsto para as etapas e suporte necessário para a condução do projeto).

Participantes:
Corpos docente e discente e quaisquer pessoas interessadas na interação do processo.

Etapas:
♦ Primeiro estágio: Divisão da turma e de tarefas e, sob orientação do professor, busca de artigos em diversos jornais nos suportes físico e virtual (as interfaces da Internet) para futura leitura e compreensão do tema.

♦ Segundo estágio: Identificação dos comportamentos físico, psicológico, emocional e social do indivíduo (adolescente, jovem e adulto) antes e após a ingestão de álcool e seus reflexos na sociedade e na vida.

♦ Terceiro estágio: Produção escrita - artigos variados, incluindo ilustrações e/ou caricaturas do perfil do usuário em foco, depoimentos, dramatizações, HQ, estatísticas sobre consumidores da comunidade, culminando na montagem de um jornal, na organização de um debate e na divulgação dos resultados.

Tempo previsto:
Um bimestre.

Suporte necessário: Xerox, papel, caneta, cola, tesoura, jornais, revistas, máquina de fotografia e/ou filmar, computador com seus periféricos e as interfaces da internet.

5. Apresentação dos entendimentos esperados (reflexão desenvolvida, efeito da solução implementada ou conhecimento adquirido).


♦ A banalização no consumo excessivo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festividades.
♦ O estreito relacionamento entre o uso de álcool e a prática de comportamento sexual de risco entre adultos e jovens.
♦ A associação entre a cerveja e o álcool. O jovem possui uma imagem ingênua da cerveja, vendo-a como diferente das demais bebidas alcoólicas.
♦ A relação entre uso de álcool e depressão, o uso pesado de álcool está associado com depressão e com alterações psicológicas. Além de provocar problemas cardíacos.

6. Forma(s) de avaliação crítico-reflexiva prevista (ao longo do projeto e ao final do projeto).

Na auto-avaliação, vários critérios podem ser considerados: clareza, consistência, simplicidade, complexidade, os objetivos cumpridos, relevância do tema para os alunos e comunidade em geral. Nesse sentido, a aprendizagem deve apontar para a construção de uma prática avaliativa qualitativa. Os alunos deverão observar, diagnosticar e elaborar enquête sobre o consumo do álcool no entorno de sua comunidade, na escola, em festas que freqüentam, enfatizando sua prática exagerada e relatando seus efeitos na saúde, no lar e na sociedade.
Sandra Rosa - OT

Um comentário:

  1. Adorei esse trabalho sobre "JUVENTUDE & ÁLCOOL",e esse tema tem tudo à ver com o que acontece nos dia de hoje . Oh , não esqueça do 1° ano .

    ResponderExcluir